Simpósio sobre Estratégias para Erradicação da Pólio no Mundo acontece em São Paulo

Aconteceu na terça-feira (12),organizado pelo Presidente da Fundação Rotária do Distrito 4420 Marcelo Demétrio Haick, o Simpósio sobre Estratégias para Erradicação da Poliomielite no Mundo, evento realizado em parceria com o Hospital Sírio Libanês que contou com a participação de Carol Pandak, Diretora do PolioPlus do Rotary International.

A presença de autoridades rotárias e públicas, além de convidados especialistas e interessados no assunto, abrilhantou o evento que foi prestigiado pelo Governador do Distrito 4420 José Joaquim do Amaral Ferreira.

A mesa de abertura foi composta por Cláudio Maierovitch Pessanha Henriques, Diretor do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis, Gonzalo Vecina Neto, Superintendente Corporativo do Hospital Sírio-Libanês, Oscar Suriel, Gerente da Saúde da Família e Curso de Vida ? Organização Panamericana da Saúde ? OPAS e o Governador Joaquim Ferreira, representando o Rotary.

Para Gonzalo Vecina, o conjunto de atividades voltadas para projetos sociais, realizadas pelo Hospital Sírio-Libanês, se enquadra perfeitamente nessa proposta de combate à Pólio. Estamos juntos nessa caminhada com o Rotary, afirmou.

O governador Joaquim Ferreira ressaltou o compromisso do Distrito 4420 junto à Fundação Rotária no combate à Pólio, ação permanente e de conscientização de todos os rotarianos no Brasil e no mundo.

Esse engajamento e comprometimento dos rotarianos é motivado pelo presidente de Rotary International 2013-2014, Ron Burton. A sociedade pode ter certeza de que o Rotary está disposto a colaborar com essa campanha e com as equipes técnicas envolvidas e não esmorecerá, até que a Pólio seja totalmente erradicada, disse o governador rotariano.

Segundo Cláudio Henriques, muito tem sido feito no Brasil, no campo das imunizações. É importante ressaltar que o Rotary faz parte desse trabalho histórico e é necessário levar informação e fazer essa aproximação junto à comunidade, através de organizações como essa. Podemos dizer que o Brasil continua no caminho certo, no campo das imunizações, mas isso demanda sempre muito trabalho, concluiu Henriques.

Entre as atrações do dia, a palestrante Maria Cristina Pedreira representou a OPAS, apresentando o Plano Estratégico para intensificação da erradicação da poliomielite no mundo ? ENDGAME.

O tema Poliomielite: Desafios para a manutenção do estado atual foi exposto pela palestrante Carla Domingues, que falou sobre atividades de imunização, ações de vigilância epidemiológica, suporte da vigilância laboratorial, entre outros dados estatísticos que levaram os convidados à reflexão sobre o que ainda é preciso fazer para a manutenção da erradicação.

Para falar sobre a importância da participação global para cumprimento da meta de erradicação da poliomielite no mundo ? advocacy, Carol Pandak, diretora do Programa PolioPlus de Rotary International explanou de forma impecável sobre áreas de difícil acesso como, Afeganistão, Nigéria, Paquistão e principalmente a Síria, após o reaparecimento do vírus na região, depois de 14 anos, disseram recentemente,agências da ONU.

Mais de 20 milhões de crianças serão vacinadas na Síria e em países vizinhos contra a poliomielite, somando esforços para tentar impedir a disseminação da doença contagiosa que provoca paralisia. O primeiro surto de pólio desde 1999 na Síria já provocou paralisia em dez crianças e representa um risco para centenas de milhares de outras na região, segundo a OMS.

Uma mesa e debates e novas idéias sugeridas foi composta por Carla Domingues, Carol Pandak, Maria Cristina e o mediador, Marcelo Haick, o que permitiu a todos interagir com a platéia, que não se intimidou e se manifestou através de diversos representantes, dos mais diferentes ramos de atuação, interessados pela causa.



O ponto alto do evento foi a assinatura da Declaração de Compromisso e Colaboração para um Mundo Livre de Pólio para ser divulgada posteriormente à sociedade, ato que contou com a participação das autoridades presentes, entre elas o governador Joaquim Ferreira, que aproveitou a ocasião para declarar oficialmente uma doação distrital que, combinada com a parceria da Fundação Bill e Melinda Gates, soma um total de 250 mil dólares para o combate à Pólio no mundo.

O envolvimento do Rotary na erradicação da pólio não é novidade. O programa PolioPlus foi adotado por Rotary em 1985, vindo a ser definido como a prioridade da Fundação Rotária em âmbito global.

A campanha tem apoio da OMS ? Organização Mundial de Saúde, UNICEF, CDC ? Centro Norte-Americano para Controle e Prevenção de Doenças e mais recentemente, o engajamento da Fundação Bill e Melinda Gates veio a ser fundamental neste desafio, além de celebridades e da embaixadora da campanha no Brasil, a modelo Isabelli Fontana.

Outras fontes de informação sobre o tema aqui http://www.endpolio.org/pt

Nas fotos, registros do Simpósio realizado em São Paulo, no auditório do Hospital Sírio-Libanês, com mesa de autoridades, representante de Rotary International Carol Pandak e assinatura de compromisso com o combate à Polio, firmado durante o evento.


http://www.rotary4420.org.br/1314/N1739

Fotos

Localizar site dos clubes